A multinacional francesa Alstom, que fatura 14,2 bilhões no mundo, vai voltar a produzir equipamentos para a geração de energia a partir da biomassa no Brasil.
São máquinas que se utilizam do bagaço da cana-de-açúcar ou de outros materiais para se obter energia.
Ao Valor Econômico, Philippe Joubert, presidente mundial da divisão Sistemas de Energia, explicou que a unidade de Taubaté (SP) deverá receber os aportes necessários para que a fabricação seja retomada a partir de 2009.
O projeto, informa o executivo, não se limitará ao mercado brasileiro. A decisão é global. “Nunca raciocino um negócio para um único país. Sempre o encaro como uma iniciativa mundial”, afirma o executivo.
Joubert explica que somente poderá iniciar as atividades em 2009 porque é justamente neste ano que vence a quarentena imposta ao grupo francês. A Alstom já fabricou esse tipo de equipamentos, mas resolveu negociar a divisão no início da década com a alemã Siemens.
A Alstom emprega 65 mil pessoas e está presente em 70 países.
No Brasil, a companhia fatura ao redor de R$ 1,5 bilhão, com operação de duas unidades industriais: uma Taubaté (SP), para equipamentos de energia, e outra em São Paulo (bens para transporte).
A Alstom já se mostrou interessada no trem de alta velocidade Rio – São Paulo.
Nós gostaríamos de ver a Alstom mais envolvida nessa solução. Vamos aguardar o próximo ano.
***
Deixe um comentário