A Comissão Europeia aprovou seis projectos portugueses de carácter prioritário, entre os quais as linhas de alta velocidade que ligarão Lisboa a Madrid e Porto a Vigo.

As linhas do comboio de alta velocidade (TGV) que ligarão Lisboa a Madrid e ao Porto e esta cidade a Vigo são os projectos transfronteiriços prioritários, isto é, cujo financiamento comunitário poderá ser desbloqueado a curto prazo e a sua concretização poderá acontecer em menos de três anos.

Nesta lista de projectos prioritários inclui-se a construção da chamada auto-estrada marítima do Atlântico e o reforço das ligações eléctricas entre Portugal, Espanha e França.

As ligações multimodais de Sines a Madrid e Paris e de Sines a Lisboa e à Corunha não são prioritárias, mas têm cabimento no programa de investimentos de interesse comunitário.

A Comissão Europeia aprovou hoje 56 projectos dos Estados-membros, num investimento total de 62 mil milhões de euros, quase metade do Produto Interno Bruto português.

As contas de Bruxelas apontam para um investimento anual de dez mil milhões de euros, dos quais 40 por cento deverão ser suportados por entidades privadas.

A ideia dos chamados projectos prioritários foi oficializada na última cimeira franco-alemã, em que os respectivos líderes anunciaram a execução de dezenas de empreendimentos de âmbito transfronteiriço capazes de mobilizar elevados recursos humanos, financeiros e científicos, que poderiam permitir reanimar as economias europeias e projectar um clima económico mais optimista.

O presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, disse hoje esperar que estes projectos sejam um “catalisador de que a União Europeia precisava para avançar”.

Fonte: sítio “Público.Pt”

Para nós, brasileiros, essa movimentação da Comunidade Européia deve servir de forte referência para o projeto da Comunidade Sul-Americana de Nações.

Estamos avançando com os projetos de infra-estrutura, priorizados na IIRSA – Iniciativa de Integração das Infra-estruturas Sul Americanas.

Mais cedo do que se imagina, teremos interligações, na área de logística e transportes, bem como o projeto do roaming sulamericano, para celulares.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo