O ministro das Cidades, Marcio Fortes, inaugura hoje (14) duas estradas que passaram por obras de pavimentação no município paulista de Araçariguama (foto), região metropolitana de Sorocaba. Pelo menos 10 mil moradores de bairros próximos devem ser beneficiados com as obras nas Estradas Imperial e Comendador Giuseppe Marchiore, mais conhecida como Estrada do Ronda.
O Ministério das Cidades investiu nos dois projetos R$ 974,5 mil do programa Pró-Municípios. (Clique aqui para entender melhor o programa)
A contrapartida da Prefeitura foi de R$ 89,5 mil. Segundo a assessoria do ministério, a extensão dos trechos pavimentados é de quatro quilômetros e a área asfaltada, de 30 mil metros quadrados. As obras incluem a drenagem das vias, instalação de guias e de valas.
Além disso, a Prefeitura custeou a iluminação das duas estradas, que ligam o centro da cidade aos dois distritos industriais do município, passando por bairros residenciais onde vivem as famílias dos trabalhadores.
Fonte: Agência Brasil
Na minha opinião, este é o principal programa a ser desenvolvido nos próximos anos, não só com foco urbano, mas também rural.
A produção agrícola não se dá, sempre, às margens de estradas pavimentadas. Em grande parte, ocorre às margens ou na ponta de estradas municipais de terra.
Isso confere uma qualidade de vida inferior a essas populações, além de encarecer o custo de transporte de seus produtos, deixando-as inferiorizadas na disputa por mercados com produtores que estão às margens de rodovias pavimentadas.
O governo federal ainda não tem um programa para esse segundo caso. No meu entender, urge que tenha.
***
Deixe um comentário