Com 2.517 quilômetros de ciclovias construídos em 280 cidades, o Brasil mais do que quadruplicou a extensão das pistas exclusivas para ciclistas nos últimos quatro anos. De acordo com o Ministério das Cidades, em 2003 havia apenas 600 quilômetros de ciclovias nas cidades do país.
O diretor de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Renato Buareto, esclarece que a construção de ciclovias é de responsabilidade dos estados e municípios. Apesar disso, ele ressalta que o governo federal tem um programa de incentivo a essas vias: o Bicicleta Brasil.
Desde 2004, diz Buareto, o Bicicleta Brasil apoiou 100 projetos de construção de ciclovias em 99 municípios e ofereceu R$ 14 milhões em recursos para o programa. “O que o governo federal faz é um programa de estímulo e apoio, que orienta, oferece informações e faz estimativas de custos para que estados e municípios implementarem as ações”, explica.
Leia mais no site da Agência Brasil
É um crescimento importante mas ainda estamos muito longe do desejável.
É preciso que prefeitos e prefeitas definam a bicicleta como uma das prioridades da política de transportes do município.
Infelizmente, a prioridade ainda é para os automóveis…
***
Deixe um comentário