O rodízio de carros aos moldes do que é feito em São Paulo pode ser uma alternativa da prefeitura do Rio, caso o fechamento do Túnel Rebouças seja prolongado por muitos dias.

Com o túnel fechado desde terça-feira (23) à noite, o trânsito tem ficado complicado ao longo de todo o dia nas zonas Norte e Sul da cidade, sobretudo nas vias alternativas rumo ao Centro, com reflexos até em Niterói. “isso seria uma medida emergencial, caso fosse uma situação de muitos dias prolongados de fechamento do túnel.

Mas, mesmo ainda sem previsão, acreditamos que em poucos dias a situação estará normalizada e isso não será preciso. A prefeitura respeita o direito de ir e vir do cidadão”, disse o secretário de Transporte Arolde de Oliveira.

Leia mais no G1

Gostaríamos de lembrar ao Secretário de Transporte que o direito de ir e vir do cidadão em automóveis deve estar subordinado ao direito de ir e vir dos demais cidadãos, que é a imensa maioria da população carioca.

Se o direito dos primeiros estiver contribuindo para cercear o direito dos segundos, rodízio e outras medidas mais rígidas são necessárias.

Assim foi feito em Londres e Paris e está sendo implementado em Nova York.

Nem tudo se deve copiar dos países do primeiro mundo.
Mas a resolução desse tipo de problema exige “benchmarking” (*) do que é feito nessas cidades.

(*) Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de introduzir melhorias na organização. Ou seja, ser o melhor entre os melhores. Em outras palavras é olhar para a concorrência e “copiar o que está dando certo” – adotar as melhores práticas.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo