Embora com algum atraso, mencionamos a matéria do site NTC&Logística que trata do discurso do presidente da entidade, na abertura da FENATRAN, com a presença do presidente Lula e outras autoridades governamentais.
Geraldo Vianna reitera o pleito por um Programa de Renovação da Frota de Caminhões, apresentando algumas sugestões (ver comentário no final deste post) relevantes.
Geraldo Vianna também elogiou as diversas iniciativas do governo federal em relação ao setor que conseguiu, entre outras coisas, fazer tramitar no Congresso e se tornar lei dois projetos de lei que lá adormeciam há muitos anos.
Finalmente, Geraldo Vianna elogiou a iniciativa do Ministério dos Transportes de realizar um plano de longo prazo – o Plano Nacional de Logística e Transportes, o qual tive a honra de coordenar – e a iniciativa de implantação do PAC e o que isso significa em termos de melhoria futura da infra-estrutura de transportes.
Vale a pena ler o discurso na íntegra. Clique aqui.
Quando estive Secretário de Política Nacional de Transportes, construí uma proposta de um Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões, junto com todas as entidades do transporte rodoviário de cargas.
Essa proposta foi entregue ao Ministro de então e atual Secretário-Executivo, Paulo Sérgio Passos.
É preciso que ela evolua para a Casa Civil, já que vários itens dessa proposta dependem de outros ministérios e órgãos – como o BNDES – e, portanto, exigem coordenação de governo para avançar.
Esse programa é estratégico sob todos os aspectos: econômicos, eficiência logística, ambiental e de segurança.
***
Deixe um comentário