Dentro de dois anos, o Distrito Federal terá uma das maiores redes de ciclovias do mundo, com 600 km de pistas que interligarão o Plano Piloto às cidades- satélites, com exceção de Planaltina e Brazlândia.
A implantação do projeto custará R$ 50 milhões e fará do DF a unidade da Federação com maior número de quilômetros urbanos para os que preferem trabalhar ou relaxar pedalando, em vez de gastar gasolina ou com passagem de ônibus. O custo médio do quilômetro está orçado em R$ 100 mil.
A primeira ciclovia será inaugurada em 19 de outubro, na DF 005, que ligará o Paranoá ao Varjão, passando pelo Lago Norte. Serão 12 km de pista que passará no canteiro central da pista que liga as duas regiões administrativas.
Três outras estão em construção: a primeira ligará o Jardim Botânico a São Sebastião, com 12,5 km; a segunda será dentro de Samambaia, com 7,5km, interligando o terminal do metrô com as principais ruas da cidade, e a terceira, também interna, em Itapoã. Segundo a engenheira Mônica Velloso, as ciclovias internas estarão ligadas a pontos de ônibus com grandes concentrações de passageiros. Nesses pontos também serão construídos bicicletários.
Após a conclusão das quatro obras, o projeto Pedala DF contratará mais 400 Km de ciclovias que serão construídas em Santa Maria, Plano Piloto, Setor Sudoeste e em outras cidades ainda não definidas.
Leia mais no site Jornal da Comunidade
Malha cicloviária segura, no Distrito Federal, é um sonho que poderá começar a se tornar realidade, se o governo distrital for mais forte do que os “lobbies” eventualmente contrários ao projeto.
Paris mostrou que basta a vontade política para inverter a prioridade de transporte. E essa inversão é muito mais barata do que a prioridade atual para os automóveis.
Melhor para a saúde de todos pela redução da poluição, menos acidentes devido à maior segurança para os ciclistas e menor gasto com deslocamentos são algumas das vantagens expressivas da priorização das bicicletas.
Vamos torcer e ajudar o governo do Distrito Federal a implantar o projeto em sua totalidade e no prazo previsto.
***
Deixe um comentário