Você iria de bicicleta para o trabalho? E o trânsito, a distância, a camisa suada depois de várias pedaladas… desanimou? Confira aqui o número de ciclovias existentes em São Paulo e como andam os projetos da prefeitura que realmente incentivam o uso de bicicletas.

Mas só incentivar não é suficiente: é preciso que a maior metrópole do país apresente condições para se criar uma nova cultura que respeite quem optar pela bike ao invés do carro. Se você é daqueles que gostaria de pedalar mais em São Paulo, leia os tópicos a seguir e seja otimista.

Leia mais no site do Yahoo

Na nossa opinião, a pergunta não faz sentido, na medida que São Paulo prioriza – com quase exclusividade – o automóvel e não dá prioridade alguma a bicicletas e motos.

Logo, é difícil que alguém responda “sim” e fácil que as pessoas respondam “depende”.

Paris inverteu essa situação e, mais ainda, criou o “velib”, em que o poder público aluga bicicletas a preços baixos e garantiu o espaço da bicicleta nas vias urbanas.

Se o prefeito de São Paulo na semana que vem instituir a faixa das bicicletas e motos, subtraindo uma faixa de trânsito, nas principais artérias de São Paulo, ao fluxo de automóveis, nós vamos ter uma revolução cultural e três fatos ocorrerão:

a) aumentará, em pouco tempo, a quantidade de motos e bicicletas em circulação na cidade;
b) reduzirá o número de acidentes com motos;
c) aos poucos, reduzirá o número de automóveis circulando no centro de São Paulo

Se, além disso, houver o encarecimento dos estacionamentos, o aumento de placas restritas no rodízio e a instituição do pedágio urbano, aí será o céu! Para os usuários e para quem mora, trabalha ou visita a cidade.

Só que tem que ter “peito” e determinação para fazer isso. Como foi feito em Londres…

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in , ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo