Jornada ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’ (22 de setembro) é inserida no calendário oficial do Paraná. Blog mostra novidades da Jornada em todo o País.

A diretora regional da ANTP no Paraná, Yara Christina Eisenbach, informa que Lei Estadual nº 15.404, datada de 15 de janeiro de 2007, instituiu no calendário oficial do Estado do Paraná o dia ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’, a ser comemorado pela primeira vez com essa nova característica no próximo sábado, 22 de setembro.

Nas escolas
A lei estabelece que as escolas devem incluir o tema em seus programas, estimulando reflexões sobre o impacto do transporte individual na vida urbana, mostrando conseqüências como o agravamento da poluição do ar, as doenças provocadas pela poluição, o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito e a falta de democratização do espaço público em decorrência da abertura ininterrupta de vias para o carro.

A exemplo do que acontece desde 2001, a ANTP está apoiando a realização no Brasil da jornada mundial ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’, tradicionalmente realizada no dia 22 de setembro – neste ano, um sábado. A idéia surgiu na França em 1997, logo ganhou a U nião Européia e, hoje, agrega pelo menos 1.700 cidades em 45 países. Na Europa, a iniciativa evoluiu para uma semana inteira dedicada à mobilidade (veja o Portal Mobility Week).

Blog do Ruaviva sobre o Dia Sem Carro.
No Brasil, a jornada Na Cidade, Sem Meu Carro é coordenada pelo Instituto da Mobilidade Sustentável Ruaviva, que criou um blog em 10 de setembro de 2007, reunindo informações sobre a mobilização nas cidades para o dia 22 de setembro. Nesse blog há a informação de que, até o momento, 51 cidades aderiram à mobilização.

Coloque na sua agenda e participe divulgando para os seus amigos e amigas e deixando seu carro na garagem nesse dia, indo às ruas de bicicleta, skate ou patins!

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in , , , ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo