No Brasil, segundo dados do Denatran existem hoje 40 milhões de condutores, sendo que 12 milhões são jovens com menos de 30 anos.

Pelo crescimento dessa estatística e ligado a fatores de comportamento social como a bebida, as principais vitimas de acidente são jovens entre 18 e 29 anos, representando 32% dos mortos em 2004 e 43% em 2005.

Como o crescimento está evidente e intenso, existe a preocupação em alertar a sociedade para a prevenção desses acidentes. (…)

Segundo Eduardo Henrique Araújo, consultor de estatística do DETRAN, os jovens sempre foram a grande preocupação no controle de acidentes do órgão. “Existem explicações para esse aumento, devido aos estudos que fizemos.

Primeiro, o jovem não tem experiência no volante e sem a prática eles ficam mais volúveis aos acidentes. Depois vem o pensamento deles, que acham que podem fazer tudo, são em sua maioria inconseqüentes, sem medo de morrer, descartando assim a prevenção.

O não conhecimento da malha viária da cidade é um aspecto fundamental nos acidentes, sem esse conhecimento os jovens terminam se arriscando de olhos fechados.

E o fator mais preocupante e o mais freqüente é a combinação de direção com álcool. Até a medição é difícil porque quando vamos saber que a causa foi o álcool, sabemos geralmente através do ITEP, quando o adolescente está morto”, explica Henrique Araújo.

A outra preocupação do Detran é com os motociclistas. Os números de mortos e feridos crescem a cada ano. Segundo Janadir Cruz, especialista em estatística do trânsito 1 em cada 4 acidentes que envolve um condutor jovem tem a presença da motocicleta.

Leia mais no Portal da Perkons

Esse é o quadro dramático da insegurança no trânsito, com que iniciamos a Semana Nacional do Trânsito, com o tema “O Jovem e o Trânsito”.

A nossa enquete da semana e grande parte dos posts que publicaremos até o domingo tratarão da insegurança no trânsito, o que está sendo feito e o que precisa ser feito para reduzirmos de forma significativa a mortandade e o elevado número de lesões graves que ocorrem anualmente.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in , ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo