O Eurostar encurtou ainda mais a distância entre Paris e Londres nesta terça-feira, ligando as duas capitais em um tempo recorde de 2h03min39, lançando definitivamente a Grã-Bretanha na era do trem de alta velocidade.

O trem inaugural, que saiu da estação Gare du Nord às 08H44 GMT (05H44 de Brasília), parou 492 km mais longe, no terminal Saint Pancras, no norte da capital britânica, às 10H47 GMT (07H47 de Brasília).

Encurtando distâncias, o Eurostar espera bater recorde de usuários. A companhia já registrou fluxo máximo de passageiros em 2006, transportando 7,85 milhões de pessoas.

A conclusão da linha High Speed 1 e o remanejamento para Saint Pancras custaram 5,8 bilhões de libras (8,6 bilhões de euros).

Leia mais no site Yahoo (matéria da AFP)

O tempo passa e os trens de alta velocidade vão se consolidando na Europa e Ásia.

Esperamos que a ligação Rio-São Paulo se torne realidade antes de 2015.

O BNDES está estudando a viabilidade do projeto e a sociedade espera por ele.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Uma resposta a “Eurostar encurta a distância entre Paris e Londres”

  1. Avatar de Alyda
    Alyda

    Oi Valente, olha só o que encontrei no site do PT:País vai investir no trem-bala entre Rio e SP, anuncia Lula O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que gostaria de ver um trem-bala ligando São Paulo ao Rio de Janeiro, após ter viajado em um modelo de alta velocidade neste sábado, entre Madri e Toledo (ao sul da capital espanhola), para se encontrar com o primeiro-ministro da Espanha, José Luiz Rodriguez Zapatero. “Fiquei impressionado. Viajei na cabine e o trem chegou a 250 km por hora. É uma coisa que a gente pode fazer no Brasil”, afirmou. Lula disse que a construção da ferrovia poderia ser feita através de parcerias, investimentos nacionais e estrangeiros, ou diretamente pela iniciativa privada. Segundo ele, o Brasil está conversando com empresários espanhóis, italianos, franceses e sul-coreanos sobre o assunto. Se o projeto funcionar, o governo pretende ampliar a malha ferroviária de alta tecnologia (que terá que ser iniciada do zero, segundo Lula, já que o trajeto atual não serve) para incluir ramais a outras capitais, como Belo Horizonte e Curitiba.Com informações da Agência Estado***tomara que dessa vez, como vamos começar do zero, haja uma uniformidade de gabarito dos trilhos para expansão por todo o país…beijos pra ti, Valéria e meninasAlyda

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo