O governo federal quer incluir no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) uma nova carteira de projetos de investimentos públicos, destinados a melhorar as condições de deslocamento de pessoas e veículos nas grandes e médias cidades brasileiras.

A elaboração do “PAC da mobilidade urbana” já foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deve ser concluída em pouco mais de 30 dias, disse o ministro das Cidades, Márcio Fortes.

O volume de recursos a ser aplicado ainda não está definido, pois vai depender dos projetos a serem eleitos como prioritários. A seleção será feita a partir das necessidades apontadas pelas prefeituras e pelo Conselho Nacional das Cidades.

O ministério entende que, para ser feito com justiça social e atingir, de fato, grandes contingentes populacionais, o esforço para melhorar as condições de mobilidade terá que se voltar, principalmente, à intensificação do uso de meios coletivos de transporte.

Leia a matéria completa no Portal NTC e Logística.

O investimento na mobilidade urbana é estratégico para a melhoria da qualidade de vida nas médias e grandes cidades brasileiras.

A poluição, os congestionamentos, as perdas de tempo e de produtividade, as mortes e lesões em acidentes rodoviários são grandes gargalos que impedem o desenvolvimento pleno do país.

Em boa hora vão chegar esses investimentos. Isso só foi possível porque o ex-ministro Olívio Dutra criou uma dinâmica de construção de planos diretores e dos Conselhos, como pré-requisito para acesso aos programas do Ministério das Cidades.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo