O trecho da Ferrovia Norte-Sul, que vai do Pátio Multimodal de Araguaína até o Pátio de Palmas (358 km) receberá, nas próximas semanas, a injeção de mais R$ 337 milhões para a conclusão da obra no intervalo. A informação é do superintendente de construção da Valec Engenharia (empresa estatal responsável pela obra), André Luis de Oliveira. O trecho ferroviário também recebeu, no último dia 18 de abril, através da MP 364, mais R$ 295 milhões.
De acordo com o presidente da Valec, José Francisco das Neves, a liberação desses recursos faz com que os trabalhos de construção da Norte-Sul não percam o ritmo e possibilitem estimativas de chegadas das obras até a capital do Tocantins até o final de 2008.
Neves adiantou, ainda, que dentro de 60 a 90 dias deve estar concluído o processo que pode viabilizar a subconcessão para exploração comercial do trecho entre Açailândia (MA) e Palmas (TO), o que representaria a garantia de recursos para a conclusão da Norte-Sul.
Leia mais no site da Revista Ferroviária
Mesmo com dificuldades as obras da Ferrovia Norte-Sul continuam avançando.
Importante eixo de integração norte-sul, quando ela se integrar à Nova Transnordestina terá um papel decisivo para a melhoria da logística nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Essa revolução só está sendo possível porque o governo federal tem priorizado os modais ferroviário e aquaviário sem se descuidar do rodoviário.
***
Deixe um comentário