Pesquisa do Datafolha publicada na Folha deste domingo, que já está disponível nas bancas, aponta que o acidente com o Airbus da TAM –que matou 199 pessoas no dia 17 de julho– e a crise aérea pela qual passa o país há mais de dez meses não afetaram a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o levantamento feito nos dias 1º e 2 de agosto, 48% dos brasileiros consideram que o governo Lula continua ótimo ou bom, exatamente o mesmo índice registrado em março.

Os detalhes da pesquisa, como a variação por faixa de renda e escolaridade, além de outros perfis abordados, podem ser conferidos na edição deste domingo da Folha.

Leia mais no Folha Online

Apesar de todo o esforço de parte da mídia, com suas matérias sensacionalistas e politizadoras dos atrasos em momentos críticos – provocados pela ação dos controladores de vôo, que por enquanto são insubstituíveis – até o trágico acidente com o avião da TAM, em Congonhas, a sociedade brasileira mostrou que não é trouxa, e não é confundida nem manipulada com facilidade.

A propalada má gestão da Infraero, o tempo vai mostrar, não existe e não será comprovada nas duas CPIs no Congresso. Pode haver um erro aqui outro ali, mas não foi isso que causou os momentos de crise, repetimos, mas a ação irresponsável dos controladores, já que até outubro de 2006 os índices de regularidade e pontualidade estavam equivalentes aos melhores índices internacionais.

Parte da imprensa e a Oposição tentaram correlacionar o aumento de passageiros, entre 2004 e 2006, como um fator determinante para o “caos aéreo”, repetimos, provocado pelas ações dos controladores de vôo. O que esconderam, mas este blog mostrou com dados incontestáveis, é que houve um aumento significativo do número de passageiros transportados, mas um pequeno aumento no número de aeronaves pousando e decolando. Este número é que influi nas operações de controle de vôo e não a quantidade de passageiros, que influem apenas nos procedimentos de check-in e check-out, que sempre podem ser aperfeiçoados.

Quanto à utilização do aeroporto de Congonhas como “hub”, sempre questionamos (vejam os diversos posts a respeito) esse fato, e o governo já tomou providências quanto a isso.

Quando do acidente em Congonhas, grande parte da mídia se apressou a responsabilizar o governo federal, seja pela ausência de “grooving” na pista, seja pelo açodamento na liberação da mesma, seja pela ausência de área de escape, ou mesmo por utilizar Congonhas como “hub”.

Os fatos foram mostrando aspectos diferentes do que era apresentado por parte da mídia. A sociedade separou o joio do trigo, utilizou sua capacidade de discernimento e formou sua opinião, avaliando como positiva a postura do governo federal e do presidente Lula, durante todo esse processo que a mídia convencionou cunhar de “caos ou apagão aéreo”.

Por isso, a avaliação positiva do governo e o retumbante fracasso das manifestações anti-Lula, ocorridas (ou não) ontem.

Vamos ver se, com isso, a mídia toma tino!

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo