A União Européia (UE) decidiu recorrer contra a vitória do Brasil na disputa do pneu na Organização Mundial de Comércio (OMC), na tentativa de retomar a exportação de pneus usados para o país. Bruxelas informou ao governo brasileiro que apresentará em setembro recurso ao Órgão de Apelação da OMC. Isso provocará novo confronto jurídico por vários meses, num dos mais importantes casos até agora envolvendo comércio, meio ambiente e saúde.
No começo de junho, um painel (comitê de investigação) do xerife do comércio mundial tomou uma decisão de forte significado político: reconheceu como necessária a proibição brasileira de importação de pneus usados e remodelados para proteger o meio ambiente e a saúde pública.
Mobilidade, Logistica e Transportes
Blog de José Augusto Valente
A OMC condenou, porém, as exceções criadas pela Justiça brasileira, através de liminares que permitem importação de milhares de pneus velho para remodelação.
Mais uma vez esse assunto está na pauta do dia. E promete, pois se trata de assunto polêmico e de difícil solução. Como já nos referimos neste blog, o governo saberá como conduzi-lo da melhor maneira possível. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, tem dado mostras de sua competência.
Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Posted in Poluição
Uma resposta a “UE vai recorrer contra vitória do país no caso dos pneus”
-
Mais um ponto onde toda a população deve manter-se atenta para que o Brasil não saia perdendo. A opinião pública deve servir de apoio para as atitudes dos representantes brasileiros.
CurtirCurtir
Deixe um comentário