Especialistas ouvidos pelo “Jornal Nacional” afirmaram que, para se descobrirem as causas do acidente com o avião da TAM que matou 199 pessoas no dia 17 em São Paulo, é preciso considerar o conteúdo das duas caixas pretas.
A análise dos dados, que teria indicado que as alavancas que controlam as turbinas da aeronave estava na posição incorreta no momento do pouso, de acordo com reportagem da revista ‘Veja’, é insuficiente para determinar a causa do acidente, afirmam os especialistas.
Quer dizer que agora é cedo para culpar piloto e tem que aguardar a análise das caixas pretas? No dia seguinte ao acidente, esses mesmos “especialistas” já atribuiam a culpa ao governo porque liberou a pista sem o “grooving”.
Quem analisar os jornais dos dias seguintes verá manchetes dizendo que “apesar de tantos órgãos ligados à aviação comercial, três dias depois do acidente o governo ainda não sabia as causas”.
Naquela ocasião, o governo dizia “tem que esperar a análise das caixas pretas”.
Agora que tudo leva a crer que foi falha do piloto, a partir de um problema no reverso da aeronave, os especialistas do Jornal Nacional dizem que “aguardar”.
Ainda bem que a Aeronáutica mantém a posição inicial de que “as hipóteses apresentadas na revista estão entre várias outras que a comissão está investigando com a mesma profundidade”. A nota afirma que a Aeronáutica “julga prematura e inoportuna, neste momento, qualquer conclusão sobre o acidente”.
Vale a pena ler a matéria do site Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim, intitulada:
“TRANSPONDER E MANETE: A CULPA É DO LULA”
***
Deixe um comentário