A atual malha ferroviária atinge cerca de 12 mil passageiros/dia nas linhas que ligam Natal à Ceará-Mirim e Parnamirim. Com um projeto de modernização e expansão propostos pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com previsão orçamentária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), essa malha poderá chegar até 60 mil passageiros/dia só com as linhas já existentes e com trens modernos chamados de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). E caso ampliada, esse número pode até dobrar. As discussões sobre esse assunto foram tema do Seminário Desenvolvimento Estratégico Metropolitano: Natal nos Trilhos que reuniu na Casa da Indústria, o Governo do Estado, prefeitos dos nove municípios da Região Metropolitana de Natal (RMN), a diretoria da CBTU, a deputada federal Fátima Bezerra, entre outras autoridades.

Na ocasião, foi assinado um convênio de cooperação técnica entre o Estado e a CBTU que visa justamente essa modernização e reestruturação do transporte de massa sobre trilhos na Grande Natal. De acordo com o diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da CBTU, Raul De Bonis, inicialmente está prevista a modernização dos 57 quilômetros de linha férrea (Natal/Parnamirim e Natal/Ceará-Mirim).

(clique no mapa para ampliar)

O planejamento em transportes hoje dos municípios que integram as regiões metropolitanas das capitais brasileiras passam por ferrovias, seja através da revitalização e ampliação da capacidade dos trens suburbanos, ou implantação e ampliação dos metrôs. É a tendência e o entendimento que o transporte ferroviário é realmente o transporte de massa.

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo