Os portos de Aratu, Salvador e Ilhéus, os três principais da Bahia, fecharam o primeiro semestre com movimentação de 5,1 milhões de toneladas. O volume, recorde, foi 25,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O recorde anterior, de 4,9 milhões de toneladas, foi registrado nos primeiros seis meses de 2005, segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que administra os portos.
Aratu, o maior dos três terminais, movimentou 3,2 milhões de toneladas, o que representou um crescimento de 32%. Granéis líquidos, utilizados no embarque e desembarque de nafta petroquímica, e sólidos, nos quais se destacaram fertilizantes, minério de manganês e carvão mineral, foram os principais responsáveis pelo aumento, segundo a Codeba.
O volume de carga no porto de Salvador, de quase 1,5 milhão de toneladas, avançou 12,1%, impulsionado especialmente pelas cargas de trigo. Em Ilhéus, com alta de 31%, para 403 mil toneladas, ajudou no resultado a carga de 52 mil toneladas de farelo de soja da empresa Agenco.

Apesar do “caos” pregado por alguns especilistas na área de logística portuária no País, os portos vão bem. A movimentação bate recordes, ano após ano. Isso significa que a Codeba está sendo administrada com competência de gestão, investimentos em infra-estrtura e aumento da capacidade, o que torna viável esse aumento na movimentação

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo