O novo Viaduto Vila Rica, em construção no km 592 da BR-040, em Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, já tem 80% das obras concluídas, anunciou ontem o superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Fernando Guimarães Rodrigues. A nova travessia será entregue em julho de 2008 e vai substituir o Viaduto das Almas, inaugurado em 1957, com traçado em curva, 260 metros de comprimento e pistas únicas divididas em nove metros de largura, nas quais já houve vários acidentes, com um total de 200 mortes.
A nova ligação começou a ser construída em novembro, ao custo de R$ 30 milhões, com R$ 15,5 milhões já liberados. A rodovia também terá uma correção no traçado, para eliminar as curvas perto do viaduto. “Toda a extensão da variante terá 2,7 quilômetros”, informou o superintendente. A ponte terá 460 metros em linha reta e 21 metros de largura. Serão dois viadutos, com duas pistas e acostamento nos dois sentidos. O ponto mais alto é de 50 metros e o maior vão livre, entre um pilar e outro, é de 80 metros.
As obras do Viaduto das Almas, com novo traçado geométrico, irá diminuir sensivelmente os acidentes de trânsito na BR 040.
O Dnit vem executando, no País, diversas obras de mudança de traçado com a finalidade de garantir a segurança na rodovia.
***
Deixe um comentário