Medida visa dinamizar indústria pesqueira, melhorando condições de captura e transferindo tecnologia para o País.
O governo federal, por meio da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR), vai reabrir o processo de arrendamento de embarcações estrangeiras para a pesca oceânica. A medida visa garantir à indústria nacional condições de pesca na Zona Econômica Exclusiva e em águas internacionais, além da prospecção de novas pescarias, como a da anchoíta, do caranguejo de profundidade e do calamar (tipo de lula). O foco central permanece na captura dos atuns e afins, de grande procura no mercado internacional.
Segundo o subsecretário de desenvolvimento da aqüicultura e da pesca, Karin Bacha, serão liberadas pelo menos 30 permissões para o arrendamento de embarcações estrangeiras, nas modalidades de arrendamento pleno e a casco nu, seguindo legislação editada pelo governo no final do ano passado.
Mobilidade, Logistica e Transportes
Blog de José Augusto Valente
Apesar da política anunciada pelo presidente Lula de priorizar a indústria naval brasileira, o arrendamento das embarcações são urgentes para atender a demanda do setor pesqueiro. A grande vantagem do arrendamento é a oportunidade de transferência de tecnologia que contribuirá para que a indústria, nessa área, se torne capaz de atender o mercado interno.
Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Posted in Modal Aquaviário
Deixe um comentário