O governo do Estado obteve do governo federal a garantia de liberação de R$ 41 milhões para investimentos em infra-estrutura no Porto de Suape, em benefício da refinaria e do estaleiro. O governador Eduardo Campos esteve ontem, em Brasília, com o ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos, para tratar dos recursos do Orçamento Geral da União de 2006 e de 2007.
Pedro Brito colocou no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) as obras de dragagem da bacia de evolução e do canal de acesso ao Porto de Suape, que consiste na contrapartida do Estado para o estaleiro. “Serão R$ 150 milhões que entrarão no Estado através da Petrobras”, colocou o governador Eduardo Campos.
Além disso, a posição geográfica de Pernambuco, no centro da Região Nordeste, transforma Suape em um centro concentrador e distribuidor de cargas. A localização também torna o porto de Suape vocacionado como um porto internacional concentrador de cargas (hub port) para toda a América do Sul. Por isso, Suape é um dos portos que serão interligados à Ferrovia Transnordestina, outro empreendimento do governo federal em construção com recursos do PAC.
***
Deixe um comentário