A licitação internacional da compra dos sete Veículos Leves sobre os Trilhos (VLTs), que interligarão Cajueiro Seco (Jaboatão dos Guararapes) e Cabo, será lançada ainda nesta semana, segundo informou o governador Eduardo Campos.O projeto total contempla a aquisição dos veículos e a recuperação da via (26 quilômetros) e das estações. Seu custo está orçado em R$ 48 milhões, sendo R$ 36 milhões para os VLTs. “Vou apresentar o projeto do VLT ao presidente Lula e pedir a inclusão da alça até o Porto de Suape dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”, afirmou o governado Eduardo Campos, referindo-se à visita agendada do presidente para esta quinta-feira, conforme antecipou, com exclusividade, no último sábado, a Folha de Pernambuco.
De acordo com o presidente do Metrô do Recife (Metrorec), Sileno Guedes, os recursos já estão garantidos pelo PAC, que não poderão ser contigenciados. Guedes disse que o levantamento inicial solicitado pelo governador contempla a construção de três estações. “Vamos aproveitar o leito que hoje já é utilizado pelo trem de carga a diesel. Além disso, a via será duplicada”, explicou Guedes.
Leia mais no Portal Webtranspo
Foto: Metrô do Recife, considerado o segundo maior do Brasil e o mais limpo do mundo, segundo Google/Wikipédia
Com um dos melhores sistemas de transportes integrados do Brasil, a Região Metropolitana de Recife sai na frente na ampliação do transporte ferroviário, com recursos garantidos pelo PAC, aumentando a capacidade da mobilidade urbana, diminuição dos congestionamentos de trânsito, da poluição, do tempo gasto no transporte e, com isso, melhorando a qualidade de vida dos pernambucanos.
***
Deixe um comentário