A Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário), por intermédio da SNI (Superintendência de Navegação Interior), regularizou mais de trinta empresas brasileiras de navegação nos últimos seis meses.
Um dos motivos desse número foi a criação da SNI, instituída em 19 de outubro de 2006. Antes da SNI, a agência havia regularizado 53 empresas em quatro anos.
A meta da Antaq é conseguir que 150 empresas estejam regularizadas até o final de 2007. Em dezembro de 2008, de acordo com o superintendente Alex Oliva, esse número pode chegar a 250. “Esse número é extremamente factível”, diz.

Fonte: Antaq

Todas as “forças do bem” têm que se mobilizar para ampliar a utilização do imenso potencial hidroviário que temos.
A cultura rodoviarista ainda é muito forte, mas precisa ser mudada.
O modal rodoviário é o mais viável para cargas de maior valor agregado transportadas por distâncias de até 400 km. Ele tem um importante papel a cumprir na intermodalidade, que é a combinação adequada dos modais existentes.
O que não dá é para vermos cargas de baixo valor agregado, como a soja, o milho e o algodão sendo transportadas por mais de mil quilômetros por caminhões. Em algumas situações, paralelamente a uma hidrovia, com potencial para transportar essa carga, com um frete muito menor.

Ponto para a Antaq!



***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo