O Fundo de Investimento Multilateral do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) financiará com US$ 1,5 milhão um programa destinado a simplificar as exportações das micro, pequenas e médias empresas na América Latina, anunciou hoje a instituição financeira.
O programa “Exporta Fácil”, incluído como um dos projetos prioritários nas Iniciativas de Integração da Infraestrutura Regional da América do Sul (IIRSA), é um sistema postal de exportações simplificado, já utilizado largamente no Brasil, desde 1999, pelo qual se oferece um canal de exportações através dos Correios.
Com o “Exporta Fácil”, as pequenas e médias empresas brasileiras exportam mercadorias através dos Correios no valor de mais de US$ 160 milhões ao ano, que vão destinadas a mercados tanto regionais como internacionais.
Durante a nossa permanência como Secretário de Política Nacional de Transportes, participamos ativamente desse grande projeto sul-americano, iniciado em 2000, visando a integração das infraestruturas de transportes, comunicações e energia.
Vários projetos estão em andamento e você poderá acompanhá-los pelo nosso marcador Integração da Infraestrutura Sul-Americana.
O Exporta Fácil é um dos projetos prioritários.
Na área de telecomunicação o projeto prioritário é o “Roaming sulamericano”, permitindo a conexão dos celulares em qualquer ponto da América do Sul.
***
Deixe um comentário