O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) irá alterar o tipo de letra utilizado nas placas dos veículos.
O objetivo é padronizar o equipamento no estilo (ou caracteres) “mandatory” (ver ilustração ao lado) e melhorar a visualização da identificação do veículo.
De acordo com a resolução 231 do órgão, a medida entrará em vigor a partir de 1º de agosto.
Por enquanto, só os carros zero quilômetro receberão as novas placas. Portanto, não é preciso correr para efetuar a troca, pois a substituição das placas atuais pelas novas será feita gradualmente, assim que o proprietário do veículo necessite de um serviço do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
As empresas credenciadas na confecção das placas deverão gravar o número do seu registro no equipamento e na tarjeta, que continuará contendo a sigla do estado e também a cidade onde o veículo foi registrado.
Está mantido o uso de placa traseira com película refletiva para motos e triciclos.
Fonte: portal G1
Há um conjunto de inovações – novas placas e chips, entre outras -, visando a identificação dos veículos, para várias finalidades de controle: excesso de velocidade; roubo de veículos; roubo de cargas; pedágio por sensoreamento remoto; etc.
Com isso, será reduzida a quase zero a possibilidade de fraude e suborno e poderemos ter um trânsito mais seguro, com menos acidentes, menos mortes e menos roubos.
***
Deixe um comentário