A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo realizou nesta quarta-feira (27) reunião reservada para discutir se houve autorização para funcionamento de linhas aéreas acima da capacidade de gerenciamento dos aeroportos.
O relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), afirmou que até o fim de julho devem ser realizadas revisões e redistribuições de horários de vôos, especialmente nos aeroportos de São Paulo e Brasília, os mais congestionados.
– Há várias empresas com vôos nos mesmos horários, assim não há controladores nem pistas suficientes. Há uma limitação até de tempo – afirmou Demóstenes.
Leia mais no site da Agência Senado
A CPI do Senado, felizmente, está apurando os diversos aspectos relativos à aviação comercial de passageiros, no Brasil.
Realmente, há uma competição acirrada pelas mesmas rotas e horários que acabam concentrando vôos, gerando dificuldades para a operação de controle.
A Infraero está realizando as obras necessárias de ampliação da infra-estrutura para passageiros e cargas. A ANAC precisa atuar com mais rigor na regulação.
A situação dos controladores precisa ser resolvida e estes precisam voltar a trabalhar normalmente.
Com essas questões encaminhadas, não haverá mais momentos de crises, como o que temos verificado, a partir de novembro de 2006.
***
Deixe um comentário