O porto de Santos vive uma permanente corrida contra o tempo. Quem tiver dúvida que acompanhe os números de movimentação de cargas dos últimos anos que logo vai descobrir que, na última década, o porto cresceu mais que a economia do País e mais ainda que o seu comércio exterior.
Se assim não fosse, não teria suportado tanta demanda, que o levou de entre os portos do mundo em movimentação de contêineres para 70º lugar em 200039º em 2006. A continuar nessa trajetória, não será necessário aguardar outros seis anos para vê-lo entre os 20 primeiros.
Outros números mostram como tem sido acelerado esse crescimento: de 60 milhões de toneladas movimentadas em 2003, chegou a 76 milhões em 2006, com previsão de movimentar 81 milhões em 2007.
Em TEUS (twenty-feet equivalent unity, unidade-padrão referente ao contêiner de 20 pés de comprimento), esse crescimento foi ainda mais brutal: saiu de 946 mil em 2001 para 2,446 milhões em 2006.

A performance do Porto de Santos mostra que nem tudo está um caos como dizem alguns especialistas críticos do governo federal. E a aceleração do crescimento do Porto, apesar de ter iniciado em 97, ganhou força a partir de 2003.
Mesmo com muitas obras ainda por fazer, como a melhoria da logística de acesso, a ampliação dos terminais, a melhoria na infra-estrutura administrativa, entre outros, o que já foi feito já deu para alavancar e colocar o Porto de Santos como um dos mais importantes no cenário mundial
.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo