Aumento da oferta de lugares e intervalos menores são algumas vantagens.
Desde segunda-feira, dia 18 de junho, os passageiros dos trens da SuperVia serão beneficiados com uma nova programação horária. O aumento da oferta de lugares, intervalos menores entre as composições e mais viagens nos horários de maior movimento são as principais vantagens.
O ramal Deodoro e as linhas Bangu e Campo Grande vão oferecer 50% a mais de lugares, pois farão mais viagens com trens de oito carros, principalmente nos horários de maior movimento.
No ramal Japeri, entre 9h e 16h, os intervalos serão reduzidos para 15 minutos, além da inclusão de mais viagens no horário de maior movimento da manhã. O trecho que vai da estação Japeri até Paracambi também ganhou mais quatro viagens diárias.
Já o ramal Belford Roxo ganhou mais duas viagens, no horário de maior movimento.
No ramal Saracuruna, serão incluídas mais viagens na linha que liga a Central do Brasil à estação de Gramacho, além da alteração nos horários, com o objetivo de facilitar a transferência dos passageiros para o ramal Vila Inhomirim.
O modelo europeu de transporte de massa passa pelas ferrovias, incluindo os metrôs. No Brasil, elas foram privatizadas, a malha retalhada e o modal rodoviário, mais caro e poluente, se tornou o transporte de cargas e passageiros.
Hoje, felizmente, há uma tendência de reversão da matriz de transporte e o governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva em muito contribuirá, com os investimentos previstos no Plano de Aceleração do Crescimento.
Selma Campos
***
Deixe um comentário