O jornal Correio do Estado, do Mato Grosso do Sul (MS), divulgou matéria em que a América Latina Logística (ALL), empresa ferroviária, realizou ontem, dia 18, em Três Lagoas, blitz educativa nas passagens de nível (cruzamento da rodovia com a ferrovia) em diversos pontos da cidade. O objetivo da ação é minimizar o risco de acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens em cruzamentos onde há circulação ferroviária.

De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial, e é infração gravíssima, sujeita à perda de sete pontos na carteira, transpô-la sem parar. A multa para esta infração é de 175,84 Ufirs (R$ 186,39). Isso porque o trem, ao contrário dos demais veículos, precisa de mais de 500 metros para parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.

No inverno, o risco de acidentes aumenta. As pessoas dirigem com os vidros do carro fechados e com o som ligado em volume alto.

A ALL é a maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil. Cerca de 10 colaboradores que fazem parte do programa de voluntariado da empresa – Amigo da Comunidade – participaram da campanha em Três Lagoas, distribuindo materiais informativos, como folders e kits com jogos educativos para crianças. O mesmo trabalho será feito em Corumbá.

Para se ter uma idéia de como esse problema é antigo, a foto ilustrativa (cllique nela para ampliar) mostra o momento seguinte de Colisão entre veículo de passeio e vagão da Estrada de Ferro Sorocabana, na passagem de nível da Av. Bernardino de Campos junto à Av. Francisco Glicério, em 26 de abril de 1952, na cidade de Santos. (Foto dos arquivos da Polícia de Santos)

Belo exemplo está dando a ALL. Todos os segmentos da sociedade civil devem estar engajados nessa luta em defesa da vida. Os acidentes de trânsito são hoje, um dos maiores problemas e precisam urgente de políticas públicas a fim de reduzi-los.
Além de ações educativas, as concessionárias estão buscando uma linha de financiamento do BNDES para eliminar as travessias em nível, construíndo viadutos ou passagens inferiores para veículos.
O DNIT também está investindo em soluções deste tipo. Um exemplo é a obra do pátio de manobras de Barra Mansa, onde serão eliminadas as travessias em nível, que tantos acidentes e aborrecimentos causa aos moradores daquela cidade do Estado do Rio de Janeiro.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo