O jornal Correio do Estado, do Mato Grosso do Sul (MS), divulgou matéria em que a América Latina Logística (ALL), empresa ferroviária, realizou ontem, dia 18, em Três Lagoas, blitz educativa nas passagens de nível (cruzamento da rodovia com a ferrovia) em diversos pontos da cidade. O objetivo da ação é minimizar o risco de acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens em cruzamentos onde há circulação ferroviária.
No inverno, o risco de acidentes aumenta. As pessoas dirigem com os vidros do carro fechados e com o som ligado em volume alto.
A ALL é a maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil. Cerca de 10 colaboradores que fazem parte do programa de voluntariado da empresa – Amigo da Comunidade – participaram da campanha em Três Lagoas, distribuindo materiais informativos, como folders e kits com jogos educativos para crianças. O mesmo trabalho será feito em Corumbá.
Para se ter uma idéia de como esse problema é antigo, a foto ilustrativa (cllique nela para ampliar) mostra o momento seguinte de Colisão entre veículo de passeio e vagão da Estrada de Ferro Sorocabana, na passagem de nível da Av. Bernardino de Campos junto à Av. Francisco Glicério, em 26 de abril de 1952, na cidade de Santos. (Foto dos arquivos da Polícia de Santos)
Além de ações educativas, as concessionárias estão buscando uma linha de financiamento do BNDES para eliminar as travessias em nível, construíndo viadutos ou passagens inferiores para veículos.
O DNIT também está investindo em soluções deste tipo. Um exemplo é a obra do pátio de manobras de Barra Mansa, onde serão eliminadas as travessias em nível, que tantos acidentes e aborrecimentos causa aos moradores daquela cidade do Estado do Rio de Janeiro.
***
Deixe um comentário