O presidente da Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, afirmou nesta segunda-feira, 18, que a empresa planeja investimentos de US$ 400 milhões (R$ 760 milhões) na construção de um novo ramal no Rio e na compra de 108 novos vagões.
Segundo a matéria, publicada hoje pela Agência Estado, a empresa pretende mais do que duplicar o número de usuários do sistema nos próximos quatro anos, passando dos atuais 500 mil para 1,1 milhão de passageiros por ano.

O novo ramal, disse Costa, vai interligar a estação de São Cristóvão, na zona norte, à Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Trata-se de um trecho de apenas 3 quilômetros, que terá como objetivo desafogar a estação Estácio, hoje único ponto de integração entre as linhas 1 e 2 do metrô carioca. “Com a obra, um trem da linha 2 poderá entrar na linha 1 e ir até a zona sul”, explicou o executivo.

O ramal aproveitará a faixa usada hoje pelos trens da Central e terá apenas uma nova estação, na Cidade Nova, onde o governo pretende construir um centro administrativo. A idéia é que o novo trecho comece a operar em dezembro de 2009.

Finalmente sairá do papel o novo trecho, que já vinha sendo prometido há alguns anos. É um dos mais importantes investimentos a ser feito, em um curto trecho, mas que irá desafogar um grande gargalo existente na estação Estácio e facilitar o fluxo dos passageiros provenientes da estação terminal da Pavuna, que integra diversos municípios da Baixada Fluminense.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo