O secretário especial de portos, Pedro Brito, irá firmar um novo convênio de delegação do Porto de São Sebastião, no litoral paulista, com o Governo do Estado.Segundo a matéria, publicada no jornal Tribuna de Santos, atualmente o porto já é controlado por São Paulo, mas a concessão expira em outubro próximo.
Pelo novo contrato, o Estado comandará o complexo por 25 anos renováveis por igual período.
Para administrar o porto, terá de ser criada uma sociedade de propósitos específicos.
Hoje, a Dersa, vinculada à Secretaria Estadual de Transportes, é a concessionária do complexo, mas como será celebrado um novo contrato é necessário definir uma nova empresa para administrá-lo.
A União celebrou contrato com o governo do estado de São Paulo, em 26 de outubro de 1934, autorizando a construção e a exploração comercial do porto de São Sebastião pelo prazo de 60 anos. A inauguração oficial do porto aconteceu em 20 de janeiro de 1955, com a sua exploração exercida pelo órgão estadual Administração do Porto de São Sebastião, criado em 18 de setembro de 1952 e reestruturado em 4 de julho de 1978. Localizado na cidade de São Sebastião, em frente à Ilha de São Sebastião (Ilhabela), no litoral norte do estado de São Paulo, o Porto de São Sebastião tem, como área de influência, um trecho do Vale do Paraíba, destacando-se os municípios paulistas de São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Cruzeiro e, por parte da região do ABC, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Campinas, Piracicaba e estado de Goiás.
***
Deixe um comentário