O Porto de Santos deverá receber investimentos da ordem de R$ 6 milhões para concluir a adequação das normas previstas no ISPS Code, o código internacional antiterrorismo, afirmou o ministro dos Portos, Pedro Brito. Ele também assinou um contrato com a Associação Profissional dos Usuários dos Portos de São Paulo (Apupesp) para fazer a manutenção dos equipamentos de segurança danificados no complexo.

Segundo matéria publicada no jornal Tribuna de Santos, de acordo com Brito, o ISPS Code está em estágio final de adequação, restando apenas a necessidade de concluir a compra de 104 câmeras e fazer a substituição de equipamentos em mau estado de conservação.‘‘Posso garantir que o que vi me deu bastante segurança, principalmente por causa da atualização tecnológica que esse sistema tem em Santos’, destacou. Até agora, já foram investidos mais de R$ 30 milhões no sistema.

A implantação do ISPS Code deveria ter sido concluída há três anos, em todos os portos do mundo, mas somente os do Ceará e de Itaqui (Maranhão) já obtiveram a Declaração de Cumprimento (DC), certidão que atesta a regularidade do plano. Santos conta apenas com o Termo de Aptidão (TA), título provisório. Brito também reiterou que o Porto de Santos deverá ter à prova a sua adequação ao ISPS Code entre o final de agosto e o início de setembro próximos.

Finalmente o Porto de Santos obterá a certificação. Pelo menos, o novo ministro, Pedro Brito, reconheceu o trabalho que vem sendo realizado pela adminitração do Porto, principalmente no que diz respeito aos investimentos em tecnologia.


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo