O presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, participam da abertura da mesa redonda “Rio de Janeiro, um estado de logística: o futuro nos trilhos”, promovido pela entidade empresarial e pela secretaria do governo estadual, no próximo dia 18, às 9h30.
O evento – dividido em dois painéis que abordam o transporte ferroviário de passageiros e de cargas – vai discutir os principais desafios para melhor explorar a vantagem competitiva da movimentação por trens quando comparada a de outros modais, devido à sua grande capacidade de deslocamentos a média e longa distância.
Segundo a Firjan, a adequação da malha ferroviária fluminense às novas fronteiras econômicas e sua interligação com o complexo portuário do estado passam pela discussão a respeito do impacto da construção do Tramo Norte do Ferroanel de São Paulo sobre o porto de Itaguaí e do acesso aos novos portos de Açu, em São João da Barra, e Barra do Furado, em Quissamã, entre outros. O escoamento da produção fluminense em maior concentração por trens é essencial ante os elevados investimentos previstos nos próximos dois anos, além da expansão de novas atividades econômicas no estado, como por exemplo a sucro-alcooleira e celulose.
Leia mais no site da NetMarinha
A retomada vigorosa da discussão de propostas para retomada do modal ferroviário está ocorrendo em todo o país, mostrando o grave erro cometido pelos governos anteriores ao desmontarem o setor.
Ainda bem que o governo federal está convencido do movimento contrário, ou seja, acelerar a expansão e a modernização das malhas existentes, bem como de eliminar os gargalos ainda existentes, como é o caso do ferroanel de São Paulo e São Félix-Cachoeira, na Bahia.
***
Deixe um comentário