A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo reúne-se na terça-feira (12), a partir das 10h30, para ouvir analistas independentes sobre a segurança do sistema de controle aéreo nacional.
Serão ouvidos Cláudio Carvas, diretor da empresa Atech – Tecnologias Críticas, responsável pelo software de controle de vôo usado no Brasil; Ozires Silva, ex-ministro dos Transportes e da Infra-Estrutura e ex-presidente da Petrobrás e da Embraer; e o comandante Jefferson Vaz de Oliveira, especialista em aviação.

Leia mais no site da Agência Senado

Não basta ouvir especialistas sobre a segurança do controle aéreo. O fato gerador da CPI foram os atrasos e cancelamentos de vôos, em momentos críticos, que configuraram o que se chamou de “apagão aéreo”.
O que a CPI precisa apurar é o que motivou essa situação: o movimento dos controladores; sistemas com problemas; insuficiência na infra-estrutura aeroportuária; ou qualquer outro motivo.
Insistimos que, até outubro de 2006, os índices de pontualidade e regularidade da aviação comercial de passageiros eram bastante elevados (em torno de 92, em 100). De repente, começaram a ocorrer situações que provocaram atrasos e cancelamentos. É isso que a CPI precisa apurar e dar uma resposta ao país.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo