Quase metade das vítimas do trânsito no Rio é de jovens.

Nos 25.775 acidentes registrados em 2006, com 23 mil feridos ou mortos, 47% das vítimas eram da faixa etária entre 18 e 33 anos.
No mesmo ano, 499 pessoas com idade entre 18 e 29 anos morreram em acidentes e outras 7.608 ficaram feridas. O levantamento inédito faz parte de uma campanha de educação no trânsito do Detran para o estado.

Só no ano passado, segundo dados da Coordenadoria de Estatísticas do Detran, 1.770 pessoas entre 15 e 19 anos se envolveram em acidentes no estado. Outras 7.063, com idade entre 20 e 29 anos, também se acidentaram. Números mais gerais mostram que, em 2006, oito pessoas morreram e 70 ficaram feridas por dia no transito do Rio.

A pesquisa revela ainda as dez infrações mais cometidas por motoristas entre 18 e 30 anos, no período de janeiro a abril deste ano. A principal foi trafegar em velocidade até 20% acima da permitida (22.522 casos), seguida de avanço de sinal ou não parar em locais obrigatórios (5.128) e falta de registro do veículo (4.531). Segundo a pesquisa, motoristas entre 18 e 30 anos foram responsáveis por 64.632 infrações das 629.265 registradas no período.

Leia mais no site da Perkons

Foto extraída do site globo.com: cena de grave acidente, que já se tornou banal, no trânsito do Rio de Janeiro.

Nossos jovens estão morrendo e a repressão ao excesso de velocidade e ao alcoolismo ao volante é praticamente inexistente. Somente “educar” não adianta. Aliás, o rigor na punição – assim funciona nas sociedades européias – é uma forma eficaz de “educar para o convívio social civilizado”.
Nossa sociedade (brasileira) tem uma deformação que se traduz no seguinte: se um adolescente negro e pobre comete uma infração às leis vigentes – roubar, por exemplo – não falta, na classe média, quem peça a punição mais dura possível. Quando um adolescente de classe média ou de família rica mata outros jovens – colegas ou amigos seus – por imprudência no volante, ninguém fala nada! Dois pesos, duas medidas…
Mas é essa cumplicidade com os jovens transgressores das leis do trânsito que continuará matando e aleijando os nossos jovens.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo