A saída para o feriado em São Paulo provocou um recorde no índice de lentidão no período da noite neste ano –192 km de congestionamento às 19h e às 19h30 de quarta (6). Antes, o maior índice de congestionamento no período havia sido registrado no dia 16 de março, também às 19h, quando a cidade teve 183 km de vias com problemas –na ocasião, a lentidão foi causada pela chuva. O recorde histórico de congestionamento no período da noite foi registrado no dia 28 de junho de 1996, com 242 km de vias com problemas devido à chuva e ao início das férias escolares.

Fonte: Folha Online

É impressionante como falar em 192 km de congestionamento em São Paulo, em saída de 1,3 milhão de automóveis da cidade de São Paulo, neste feriadão, não causa perplexidade na maioria das pessoas. Este é um país e essa é uma cidade que só funciona (ou não funciona) na ideologia do transporte individual, que inferniza a vida das pessoas no trânsito, com mortes, lesões graves, poluição, gasto desnecessário de combustível não renovável, estresse, entre outros problemas.
Somente o investimento em transporte coletivo e de massa, combinado com restrições ao deslocamento de carros de passeio pode mudar essa situação. No caso de São Paulo, nem uma nem outra coisa está sendo providenciado (apenas a expansão do metrô, em ritmo muito lento).
Devido ao elevado número de veículos em circulação, no feriadão, é bastante provável que o número de acidentes e de mortes seja bem maior do que há um ano atrás. Vamos torcer para que estamos errados nessa previsão.

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo