A GM acaba de realizar o seu maior desembarque no porto do Rio Grande (RS). O Porto Novo, cais público do terminal gaúcho, recebeu de uma só vez nada menos que 2.335 veículos da montadora.Produzidos na Argentina, os 2.335 veículos (1.976 sedãs Classic e 359 caminhonetes Tracker) chegaram ao porto gaúcho na manhã da última segunda-feira a bordo do navio de bandeira panamenha “Barcelona” (foto). A operação, encerrada por volta das 24h do mesmo dia, mobilizou 156 pessoas.
Após o desembarque, os veículos foram armazenados no Pátio Automotivo do Porto Novo com área asfaltada de 100 mil metros quadrados e 7,5 mil vagas. Posteriormente, serão enviados por caminhões às concessionárias Chevrolet de todo o Brasil.
Incluindo esse último descarregamento, somente a importação do modelo Classic via Rio Grande já soma 12.252 unidades em 2007. Trata-se de praticamente o dobro do total movimentado em todo o ano passado (6.427 veículos). A Tracker, por sua vez, chega a 2.115 unidades até agora contra 985 nos doze meses de 2006.
Algumas montadoras estão aproveitando o câmbio e importando. Duas situações ocorrem nesse caso: em primeiro lugar, equilíbrio monetário (saída do excesso de dólares, o que é positivo); mas em segundo, deixam de empregar mão de obra brasileira. De qualque forma, este blog defende o uso do veículo automotor para utilização em transporte de cargas ou uso racional dos carros de passeio (a chamada engenharia da mobilidade), que é evitar que os veículos trafeguem com capacidade ociosa, poluindo o meio ambiente e congestionando o tráfego.
***
Deixe um comentário