O transporte metroviário foi eleito vitrine do programa de poluição atmosférica do Estado. O secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc, em parceria com a pasta de transportes, espera triplicar a procura por trens e metrô em até quatro anos. Atualmente, a concessionária Metrô Rio atende 550 mil passageiros por dia. No mesmo período, a Supervia é procurada por 450 mil clientes.
Só para a Supervia (foto), o custo da expansão seria de US$ 570 milhões. Além de recursos do cofre estadual, a empreitada teria apoio do Programa de Aceleração do Crescimento, tocado pelo governo federal.
– O metrô é o tatu ecológico. Polui menos, é mais silencioso e registra menos acidentes – enumerou Minc. – A chegada do Pan-Americano e a complicação no trânsito em Copacabana só mostram como devemos investir no crescimento do transporte alternativo.
O Estado também quer sair na frente na busca por fontes alternativas de energia – a partir do ano que vem, incluirá 5% de biodiesel no combustível. A União vai estabelecer meta mais modesta: apenas 2%.
Ontem, em audiência pública organizada pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, representantes de shoppings se comprometeram a melhorar a ventilação nas garagens, instalando exaustores para diminuir a concentração de monóxido de carbono nestes locais.

Fonte: Jornal do Brasil

A política de transportes de massa tem que passar pelo modal ferroviário, a exemplo do que acontece em várias capitais em todo o mundo. O secretário não enumerou algumas outras vantagens, como a redução dos veículos automotores e os congestionamentos do trânsito (principalmente se os atuais condutores e caronas de automóveis buscarem o metrô e o trem para os seus deslocamentos).
Em 1979, a antiga Estrada de Ferro Central do Brasil transportava, em média, 600 mil passageiros/dia. Hoje, 28 anos depois, com uma população mais do que dobrada, a Supervia, concessionária que substituiu a EFCB, privatizada, – com os mesmos percursos – transporta apenas 450 mil.
O Rio, o Brasil, as geleiras e o mundo agradeceriam muito por menores taxas de emissão de poluentes.

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in ,

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo