Esse é o título de post no blog do Paulo Henrique Amorim – Conversa Afiada.

O blogueiro mostra as contradições do principal dirigente da Fiat para a América Latina, Clodorvino Belini (foto).

Em entrevista à CBN, nesta sexta-feira (2), o dirigente apresenta a seguinte pérola:

  • A Fiat não tem mais como produzir no Brasil, de tanto que produz. Por isso, vai transferir uma parte da produção para a fábrica ociosa da Argentina porque no Brasil não há infra-estrutura e não há estradas para os carros rolarem

Leia mais no site Conversa Afiada

Um monte de lugares comuns que não têm base na realidade. Não há falta de estradas. As que atendem à produção da Fiat estão em boas condições. A imensa maioria das demais estradas também, inclusive as estaduais. A Fiat não usa o modal ferroviário porque não quer. Nós temos como provar isso.

No final da entrevista, ele confessa o verdadeiro motivo para deslocar a produção para a Argentina. Fizeram lá uma fábrica que está ociosa e precisa ser acionada. Quer dizer, a Fiat erra na sua estratégia e o Brasil é quem pagará. Ainda que aqui a Fiat se mantenha na frente dos demais na venda de veículos.
O que mostra o total descompromisso com o país.
Os números são fantásticos e ele só faz reclamar de tudo. Ele só quer o seguinte: a redução dos custos dos insumos; redução dos impostos; redução dos juros; redução do custo de mão-de-obra; maior número de carros por habitantes (para aumentar o inferno no trânsito das médias e grandes cidades).

Essa entrevista é um amontoado de contradições que mereceria um desmentido do núcleo duro da Fiat, na Itália. Até o Sardenberg ficou constrangido com as contradições apresentadas.

Em entrevista ao à Isto É Dinheiro (2004), publicada no site do Terra, ele dizia coisas bem diferente e até opostas ao que disse ontem. Provavelmente, é fruto da tentativa de explicar o inexplicável: investir numa fábrica na Argentina, quando tem tudo para fazê-lo aqui (uma nova fábrica, por exemplo).

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo