A Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta quinta-feira o pré-lançamento do projeto “B5 na Frota de Ônibus do Estado do Rio de Janeiro”. Esse é o maior projeto com biodiesel já realizado no país numa frota de transporte público. Inicialmente, 3.000 ônibus que circulam na Região Metropolitana do Rio vão funcionar com 5% de biodiesel misturado ao combustível. Esse número representa cerca de 20% da frota, que tem 14.500 ônibus.
O programa é uma união de esforços, que envolve o Governo do Estado do Rio, a BR Distribuidora, a Fetranspor, a Volkswagen e a Mercedes-Benz. A meta é, até o final de 2008, ter toda a frota do estado rodando com o B5. Ou seja, ter 18.300 ônibus com combustível menos poluente – medida que representa um ganho ambiental equivalente ao plantio de 140 mil árvores por ano.
Mobilidade, Logistica e Transportes
Blog de José Augusto Valente
Mais informações no site do Governo do Estado do Rio de Janeiro
A corrida contra o tempo para reverter a poluição do meio ambiente tem levado instituições na área de pesquisa, como a Fapesp em São paulo e a Faperj, no Rio, a buscarem soluções na área dos transportes urbanos. O modelo que está sendo implantado no Rio deve ser seguido ou ampliado em todo o País.
Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Posted in Poluição
Deixe um comentário