A Instituto Aliança PROCOMEX é uma iniciativa civil, de caráter informal, apolítico e apartidário, que reúne instituições do setor produtivo, organizações não governamentais, autoridades governamentais e legislativas, entidades do poder público, organismos internacionais, especialistas e agentes do comércio exterior brasileiro, com o propósito de dotar o Brasil de um Sistema de Fluxo Aduaneiro moderno e competitivo, estimulador das atividades empresariais e que sirva de referencial para os demais países do Mercosul. Conheça o Estatuto
Visão
Aumentar a competitividade do Brasil e sua participação no comércio internacional através de um sistema aduaneiro que protege os interesses nacionais enquanto melhora a eficiência da cadeia de suprimentos das empresas que participam do comércio internacional.
O Procomex tem cinco grupos de trabalho, com os seguintes temas:
GT 1 – Admissão Temporária
Missão: Propor a melhoria do regime de Admissão Temporária e sua administração.
GT 2 – Siscomex Carga
Missão: Apoiar e facilitar a implantação do Siscomex Carga e harmonizar a integração das diferentes categorias de usuários.
GT 3 – Mercosul – Procedimentos para facilitação do comércio intrazona
Missão: Facilitar os trâmites do comércio intrazona, reduzindo tempo e custos e ampliando a segurança das operações.
GT 4 – Cadeia Logística Segura
Missão: Definir os critérios mínimos de segurança e modelo de certificação a serem aplicados a cadeia logística, aceitos internacionalmente.
GT 5 – IN 175/02 – Importação a granel
Missão: Implantar um processo de importação a granel confiável em termos de controle, eficiência e custos.
Governo e atores relevantes discutindo como eliminar gargalos é a maneira adequada para soluções eficazes. A sociedade tem pouca informação sobre isso mas há outros processos de discussão “governo e sociedade” que estão dando resultados. Exemplo: transporte rodoviário de cargas.

Deixe um comentário