A confirmação da saída dos trens de carga da Cidade abre uma nova perspectiva para a implantação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista. O prefeito João Paulo Tavares Papa entende que o empreendimento representa um novo desafio a ser enfrentado pelo Governo do Estado, que deve concluir um estudo sobre a origem e destino dos passageiros das linhas intermunicipais.
Papa se reuniu recentemente com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portela, que se interessou pelo projeto. “Ele (Portela) deve dar um retorno dentro de um mês, após a conclusão do estudo da demanda de passageiros na região”.A concepção do VLT defendida por Papa se baseia na implantação da primeira fase entre Santos e São Vicente, com 18 quilômetros de extensão e seis pontos de parada na Cidade.
Mobilidade, Logistica e Transportes
Blog de José Augusto Valente
A segunda etapa contaria com mais quatro quilômetros interligando a estrutura inicial ao Valongo. O sistema contaria ainda com quatro linhas alimentadoras metropolitanas, usando ônibus articulados.
Fonte: Tribuna de Santos
O retorno dos investimentos na expansão ferroviária, seja de transportes de cargas ou de passageiros, é a nova tônica em desenvolvimento no País. O Ministério dos Transportes, através da nossa Secretaria, vem desenvolvendo projetos, com recursos do BNDES, para implantação desses trens de passageiros, com velovidade entre 80 e 10km/h em trecho entre cidades. Já estão praticamente definidos os quatorze primeiros trechos a serem implantados. Nestes, Santos não foi beneficiado por falta de interesse.
Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Posted in Modal Ferroviário
Deixe um comentário