A MRS Logística poderá aumentar o volume transportado para o Porto de Santos (SP) nos próximos anos com a operação da esteira transportadora, ligando o pátio de Campo Grande, na cidade de Santo André, região do ABC paulista, ao terminal da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), em Cubatão.
A licença prévia para o projeto foi aprovada pela secretaria de estado do Meio Ambiente e segundo o presidente da empresa, Julio Fontana Neto, a fase agora é de negociações comerciais. “Em julho já teremos uma definição das empresas que construirão a esteira”, ressaltou.
A esteira vai utilizar o leito de uma linha férrea já existente que deixou de ser operada há muitos anos.
Neste projeto, segundo Fontana, serão investidos US$ 80 milhões, recursos já previstos no plano de investimentos de US$ 1 bilhão, traçados pela empresa para os próximos cinco anos, como adiantou este jornal. “Em operação, vamos aumentar a capacidade no volume transportado em 8 milhões de toneladas nos dois sentidos por ano no trecho”, disse Fontana. Isso porque, com a esteira, 70% do minério destinado à Cosipa será transportado por esse meio, liberando os trilhos da MRS para outras cargas.
Leia mais no site da Revista Ferroviária
Clique na imagem – extraída do site Novo Milenium – para ampliá-la e conhecer melhor o projeto
Esteiras transportadoras para longas distâncias e dutos serão, cada vez mais, o caminho natural para várias “commodities”, devido ao baixo custo de implantação e de manutenção. Com isso, o modal ferroviário fica liberado para cargas de maior valor agregado.
***
Deixe um comentário