Recursos serão empregados na compra de vagões, locomotivas e na via permanente. O aumento de volume do minério de ferro exportado está impulsionando os investimentos em ferrovias no País.

A MRS Logística, em matéria publicada hoje no jornal Gazeta Mercantil, programou para os próximos quatro anos aportes de US$ 1 bilhão para reforçar a frota e a via permanente da concessionária, segundo o presidente da empresa, Julio Fontana Neto, que informou que serão adquiridos por ano cerca de mil vagões e 20 novas locomotivas. Estamos preparando a empresa para o transporte de 200 milhões de toneladas em 2010. A previsão este ano é um movimento de 130 milhões de toneladas”. Em 2010, a frota da companhia será de 16 mil vagões e 500 locomotivas para tracionar carga.
Fontana acrescentou que os investimentos sairão do caixa da MRS mas, se for preciso, poderá recorrer ao BNDES ou a outra instituição financeira.
Além dos investimentos em material rodante, o executivo acrescentou que a MRS também aumentará a produtividade da malha com aportes em duplicação e manutenção da via. Entre os projetos, está a construção do terceiro trilho na entrada do Porto de Santos, que será iniciada na primeira semana de julho. A empresa aplicará R$ 5 milhões e a previsão é que o projeto esteja concluído em meados de agosto.
Segundo o jornal, o projeto prevê a construção de 14 quilômetros de trilhos entre a linha já existente. Os trens da MRS trafegam em uma malha de bitola larga, com distância entre trilho e outro de 1,60 metro. Já as composições da ALL estão preparadas para uma malha com bitola métrica, cuja distância entre os trilhos é de 1 metro.

Os investimentos na malha ferroviária no País atendem às expetativas na mudança da matriz de transporte. E as ferrovias, com os projetos que vêm anunciando não só de investimentos em material rodante e operação, como também em obras nas vias pernamentes e em novas tecnologias, demonstram a confiança desse modal na atual conjuntura econômica do País e no crescimento previsto para os próximos anos.

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo