Modelo circulará a partir de setembro nos corredores da EMTU/SP
A Scania iniciará em setembro próximo um período de testes no Brasil com um ônibus abastecido com álcool. O projeto será coordenado pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa – Cenbio, órgão ligado à Universidade de São Paulo (USP) e ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Segundo informações da Scania e publicado no site Webtranspo, o veículo é similar aos ônibus que já rodam em Estocolmo, capital sueca, referência mundial pelo uso de álcool em frotas de ônibus urbanos. O modelo rodará nos corredores da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU/SP.
Essa ação está dentro de um movimento global de divulgação da viabilidade do álcool como combustível alternativo para o transporte, denominado BEST – BioEthanol for Sustainable Transport. A iniciativa é da prefeitura de Estocolmo e tem o apoio da União Européia.
Além de São Paulo, outras nove cidades do mundo, entre as quais Londres, Madri, Munique, participam do projeto. Como resultado da operação de ônibus a álcool em Estocolmo nos últimos quinze anos, cerca de 140 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixaram de ser emitidas na atmosfera.
É a mobilidade humana em busca de novas tecnologias e soluções que viabilizem a presenvação do meio ambiente e, como isso, garantir a qualidade de vida do ser humano.
Deixe um comentário