O que parecia inacreditável para os últimos ferroviários da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) em Campos, remanescentes da Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) – aconteceu na manhã de ontem: de acordo com o jornal Diário da Manhã, de Campos, a FCA torna inativo o principal trecho da antiga e histórica linha tronco Rio-Vitória, que faz a ligação dos portos de Praia Formosa (Rio) e Tubarão (Vitória) ao demitir os ferroviários que operavam nesta linha.

Foram demitidos 65 ferroviários e o trem petroleiro que abastece de combustíveis Campos e cidades do Norte Fluminense e ainda cidades do Espírito Santo e Minas, está retido em Macaé com duas locomotivas e vagões-tanques, com cerca de 560 mil litros de óleo diesel com destino a base Cacomanga, da Petrobras, em Campos. A decisão teria sido tomada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), holding da FCA, que tem sede em Belo Horizonte.

A decisão da empresa, com certeza, não deve parar por aí. Em uma época em que o governo federal busca expandir a malha ferroviária e mudar a matriz de transportes, baseada hoje no modal rodoviário, à primeira vista parece uma insensatez. Naturalmente a empresa deve estar se reestruturanso para tornar o trecho mais lucrativo. O que fica de ruim nesta história é que, no momento em que a economia brasileira se apresenta com fortes condições de crescimento e de absorção de mão de obra, no momento em que a demanda por transportes também aumenta, a empresa elimina trechos ferroviários e demite. A torcida deste blog é que as soluções surjam da melhor maneira possível para todos.

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo