
O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, disse hoje que a companhia já solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para operar 14 freqüências semanais para a cidade de Frankfurt, na Alemanha.
O executivo informou que a TAM pretende iniciar a rota ainda este ano, porém lembrou que a Anac não tem prazo definido para dar uma posição sobre o assunto.
A companhia aérea brasileira anunciou hoje um acordo com a alemã Lufthansa, pelo qual as duas empresas poderão compartilhar vôos. Segundo Bologna, a parceria deve gerar uma receita adicional de US$ 10 milhões anuais para a TAM. O mercado de aviação entre Brasil e Alemanha transporta cerca de 200 mil passageiros todos os anos e movimenta US$ 180 milhões, segundo o executivo.
Leia mais no site Uol Economia
É a quarta parceria da TAM para compartilhamento de vôos internacionais. Devido à pressão que se verifica nesse mercado da aviação comercial de passageiros por ganhos de escala, a tendência ao monopólio ou duopólio pode ser superada pela formação dessas parcerias. O objetivo é garantir o mínimo de capacidade ociosa (acentos vazios) e os consequentes ganhos.
***
Deixe um comentário