Já que ontem falamos do motor magnético, hoje vamos apresentar o motor a hidrogênio. No post seguinte falaremos do motor elétrico.
A empresa norte-americana Ford lançou o primeiro motor de combustão interna alimentado por hidrogênio. O gás é tido como o combustível do futuro, graças à sua eficiência energética e à não emissão de poluentes. E a estréia do hidrogênio se fez em grande estilo: o motor é um peso-pesado de 10 cilindros em V e 6,8 litros de capacidade. O novo motor equipará os ônibus a hidrogênio que a empresa colocará no mercado norte-americano até o final deste ano.
…
Hoje, os maiores impeditivos ao uso generalizado do hidrogênio como combustível são sua “fabricação” e seu armazenamento. A extração do hidrogênio da água consome muita energia. E estudos mostraram a inviabilidade de seu armazenamento em tanques como os utilizados para o gás natural. Ao invés disso, ele deverá ser armazenado em forma sólida – uma reação química se encarregará de retirar os átomos de hidrogênio do composto sólido.
Leia mais no site Inovação Tecnológica
Imagem do motor Ford movido a hidrogênio
****
Outra matéria no site Consciencia.net mostra a possibilidade da criação de um carro brasileiro movido a hidrogênio. Um pequeno trecho da matéria:
O carro movido a hidrogênio – que produz apenas vapor d’água como resíduo – poderá chegar ao mercado latino-americano com parte de sua tecnologia desenvolvida por cientistas brasileiros. Com esse objetivo trabalham o engenheiro eletrônico Gilberto Janólio e o engenheiro químico Gerhard Ett, que desenvolveram o projeto no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) de São Paulo.
Aí está mais uma alternativa, quem sabe, para os próximos quinze, vinte anos.
Vamos acompanhar essa evolução neste blog.
***
Deixe um comentário