Divisão do mercado entre os terminais de Itajaí e Navegantes eleva capacidade de escoar cargas em SC
O jornal Diário Catarinense publicou em sua edição de hoje matéria em que mostra que o Rio Itajaí-Açu está a menos de dois meses de se tornar corredor do segundo porto do Litoral Centro-Norte do estado. Se de um lado é o canal de escoamento do maior exportador brasileiro de carne congelada, o Porto de Itajaí, do outro terá de portas abertas, no início de julho, um dos empreendimentos privados mais caros da atualidade no setor, o Porto de Navegantes, um investimento de R$ 423 milhões.
Diante do novo cenário econômico que se desenha para a região, o olhar de empresários e lideranças do Vale do Itajaí antecipa a concorrência entre o porto centenário e o novo terminal privado. Para o presidente da Câmara do Porto da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Fabrício Philippi, a expectativa é que o impacto sobre as escalas de navios que hoje atracam em Itajaí chegue a 30%.
O coordenador do Curso de Logística da Univali e da Câmara de Logística da ACII, Romeu Zarske de Mello, garante que as articulações das empresas do setor em Itajaí iniciaram antes da pedra fundamental do Porto de Navegantes, a fim de conquistar clientela também na margem Norte.
Com o mesmo intuito, novas empresas de logística e comércio exterior continuam se estabelecendo em Navegantes. Desde 2005, com o início das obras, a prefeitura apurou que o crescimento econômico saltou para 7% ao ano, diante dos 3% da média nacional. Responsáveis pela busca do êxito em um novo mercado que se desenha para o comércio exterior na região, dirigentes dos dois portos contam como pretendem encarar o futuro do setor e as vantagens para o Estado com os investimentos.
Apesar das críticas e preocupações de representantes de diversos setores das atividades econômicas brasileiras, de que o País carece de obras de infra-estrutura logística para viabilizar o crescimento, o próprio mercado logístico vem acompanhando e se amoldando com as demandas crescentes. E não só a iniciativa privada vem investindo nessa área. Obras de infra-estrutura vem sendo realizadas como a construção da BR 101, e outras já em processo, e concentradas juntamente na região que atende os portos de Itajaí e Navegantes. Mas o melhor disso tudo é a utilização do Rio Itajaí Açu para o escoamento. Mais barato e não poluente.
Selma Campos
***
Deixe um comentário