Preocupada com o tempo gasto no trânsito e com a poluição do meio ambiente, a empresa Vonpar, franqueada da Coca-Cola no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, vem desenvolvendo projeto-piloto na logística da entrega do produto em Porto Alegre e em oito municípios do estado. O projeto, que será testado nos próximos dois meses, consiste em uma solução muito simples: mudar o meio de transporte.

Ao invés dos pesados caminhões já tradicionais, a empresa está utilizando 13 Vans Sprinter- Mercedes Benz, com capacidade de 2300kg cada uma, nas regiões urbanas. Com isso, a expectativa é de que o novo modelo traga vários resultados positivos: além da melhoria no atendimento a clientes de baixo volume de compra, liberar os pesados caminhões para entregas de maior volume e, com isso, reduzir o número de entregas. Dessa forma, a empresa espera aumentar em 20% a taxa de recarga que ocorre quando o caminhão sai carregado pela manhã, realiza as entregas e volta à central para recarregar.
Após o término do piloto, o plano da franqueada é expandir o projeto no litoral de Santa Catarina e em todo o estado do Rio Grande do Sul.
A matéria, publicada no Portal Tecnologística, só não citou que em caso de êxito, e tem tudo para dar certo, quem sairá ganhando não é só a empresa que otimizará custos.
É a população, que terá alguns ingredientes para melhorar a qualidade de vida ao ficar livre de grande número dos pesados caminhões de entrega da Coca-Cola que, além de contribuir com o caos no trânsito, polui o meio ambiente com emissão de poluentes como o carbono e com o barulho que faz.
Este blog espera que esse exemplo seja seguido em todo o País.

Selma Campos

***


Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Mobilidade, Logistica e Transportes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo